quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A Sociedade de Cupins e Formigas

Cupins:
Os cupins trabalham em sociedade, cada qual tem sua tarefa específica dentro da colônia, sua comunicação é feita quimicamente, através de uma minúscula gota, que passa de boca em boca; sua forma de reprodução atende às necessidades da organização.Eles se comunicam boca a boca, repartem tarefas, dividem-se em grupos e resolvem complicados problemas de ventilação e drenagem para construir suas casas.
Formigas:
As formigas são insetos terrestres, encontrados desde o Equador até aproximadamente latitudes de 50 graus, do nível do mar a altitudes de cerca de 3 mil metros. Elas vivem exclusivamente em colônias. A vida em sociedade possibilita o cuidado cooperativo à prole e a divisão de trabalho reprodutivo, com fêmeas férteis (rainhas) e estéreis (operárias).
Em geral, as colônias são fundadas por apenas uma fêmea alada. Depois de fecundada por um ou mais machos, ela desce à terra, perde as asas e procura ou escava um abrigo, onde coloca os primeiros ovos. Em algumas espécies, as colônias são fundadas por diversas rainhas, mas apenas uma mantém o posto: a rainha vencedora repele ou mata as outras. Em colônias maduras, a população pode chegar a milhões de indivíduos.

Diferença entre os Cupins e as Formigas:

Nas formigas só existem operárias e nos cupins operários e operárias.
As formas jovens dos cupins trabalham, as das formigas não.
Nas colônias de cupins, o macho (rei) permanece sempre ao lado da fêmea (rainha). depois da revoada. Auxilia na construção inicial do ninho e fertiliza os ovos depositados pela fêmea. Nas formigas o macho fecunda a fêmea durante o vôo nupcial e morre em seguida. Presença de cintura nas formigas e ausente nos cupins. Casta operária: realiza os trabalhos de construção dos ninhos, busca e cultivo de alimentos (fungos), cuidados com a prole e com o casal real ou a rainha.
Casta dos soldados: encarregados de defender a colônia de agressores (predadores).
Rei, rainha (casal real): responsáveis pela reprodução e perpetuação da espécie. Controlam as atividades na colônia.

2 comentários:

Edwyn Gomes disse...

oii entre no meu blog por favor e comente sobre!
http://doidoporformigas.blogspot.com/
Obrigado!

Anônimo disse...

Eu não entendi se ta explicando a sociedade deles