segunda-feira, 21 de julho de 2008

Cerrado

Características gerais



É a segunda maior formação vegetal brasileira. Estendia-se originalmente por uma área de 2 milhões de km², abrangendo dez estados do Brasil Central. Hoje, restam apenas 20% desse total. Típico de regiões tropicais, o cerrado apresenta duas estações bem marcadas: inverno seco e verão chuvoso. Chama-se fotofisionomia as diversas paisagens do Cerrado. São elas:

· Cerrado típico, que é o mais comum;
· Campo limpo, onde a predominância é de gramíneas e seu solo é pobre;
· Campo sujo, onde se encontra constante mudança. Possui arbustos e árvores baixas.
· Mata ciliar, com alta quantidade de nutrientes. Muito raramente ocorre na área do cerrado.

Encontra-se no cerrado o escleromorfismo, que é uma vegetação de folhas duras com muita fibra, ou seja, células de sustentação, e pouca água. O caule de suas folhas é suberificado, possui muita cortiça.

Fauna e flora

Se bem que ainda incompletamente conhecida, a flora do Cerrado é riquíssima.Tomando uma atitude conservadora, poderíamos estimar a flora do bioma do cerrado como sendo constituída por cerca de 3.000 espécies, sendo 1.000 delas do estrato arbóreo-arbustivo e 2.000 do herbáceo-subarbustivo. Destacam-se o buriti, a Cagaita e o famoso Pequi.
A fauna do Bioma do Cerrado é pouco conhecida, particularmente a dos Invertebrados. Seguramente ela é muito rica, destacando-se naturalmente o grupo dos Insetos. Quanto aos Vertebrados, o que se conhece são, em geral, listas das espécies mais freqüentemente encontradas em áreas de Cerrado, pouco se sabendo da História Natural desses animais, do tamanho de suas populações, de sua dinâmica etc. Temos como exemplo o Lobo-Guará, tamanduá-bandeira, lagarto, quero-quero, etc.

Botânica

A flor é o órgão reprodutor das plantas e divide-se em estame e carpelo. O estame é a parte masculina da flor e o carpelo a parte feminina. Vale lembrar que 80% das flores possuem os dois sexos.

Toda angiosperma é uma planta com flor e se divide em duas classes:

Monocotiledôneas: Suas folhas possuem nervuras paralelas e sua flor possuir três pétalas ou múltiplas de três. Ex: folha de bananeira.


















Dicotiledôneas: Suas folhas são ramificadas (essa característica é a mais comum). O numero de pétalas são 4,5, múltiplas de 4 e múltiplas de 5.














Nenhum comentário: